A maior parte dos alimentos entra na nossa casa com um aviso bem claro da data de validade. Mas quanto tempo o produto pode ficar na geladeira depois de aberto? E as frutas, hortaliças e vegetais? E grãos comprados a granel na feira? Ainda tenho muitas dúvidas sobre a margem segura de tempo para consumir os alimentos e acabo decidindo se algo vai ou não para o lixo “no olho”.

Pesquisando sobre o assunto, encontrei um site muito prático, o Eat by date. Você escolhe o produto e ele te dá uma tabela da validade em várias situações: no freezer, na geladeira, aberto, ou fechado. Para as menos experientes (como eu!), ele explica ainda como saber se o alimento está bom ou estragado e dá dicas de receita para não desperdiçar aquele restinho de comida.

validade-dos-alimentos

Peguei alguns exemplos das dicas do site para compartilhar com vocês. Lembrando que o site não é brasileiro e não leva em conta as altas temperaturas que enfrentamos por aqui. O calor vai alterar bastante a validade de um alimento mantido fora da geladeira.

Manteiga
2 semanas depois de aberta na geladeira
6 a 9 meses no freezer
Dica: Coloque na geladeira assim que chegar do mercado. Guarde a manteiga em uma prateleira interna em vez da porta do refrigerador pra evitar mudanças de temperatura. A manteiga com sal dura mais!

Banana
2 a 7 dias na fruteira
até 9 dias na geladeira
Dica: A banana escurece de acordo com a temperatura do local, por isso é bom guardar na geladeira caso esteja muito quente. Bananas muito maduras podem ser aproveitadas em receitas ou congeladas para fazer sorvete.

Café em pó
3 meses no armário
1 ano no freezer (fechado)
Dica: A melhor maneira de armazenar café em pó é usando um pote bem fechado no freezer. Lá em casa guardo na geladeira mesmo!

Macarrão
7 dias na geladeira no caso do macarrão já cozido
1 ano no pacote fechado
Dica: O site recomenda que a massa fique guardada na própria embalagem. Depois de cozido, o macarrão pode ser armazenado em um pote fechado. Ao contrário do que muita gente pensa, dá para congelar macarrão pronto! Eles indicam que você coloque a massa na água fria para interromper o cozimento antes de congelar. Nunca tentei, sempre congelei “na louca” mesmo.

 

 

Frango
7 dias na geladeira depois de cozido
6 meses no freezer depois de assado

Selecionei alguns alimentos que costumo ter em casa, mas o Eatbydate.com lista todo tipo de comida. Carnes, grãos, bebidas, industrializados, frutas, legumes, tudo mesmo! O único porém é que ele é todo em inglês… Mas acho que vale a tentativa mesmo para quem não conhece o idioma, já que as tabelas são muito tranquilas de entender.

Espero que a dica ajude a entender melhor a validade dos alimentos 🙂

Beijos!

 

 

2 comments on “Validade dos alimentos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *