Oi, gente!

Uma das minhas comidas preferidas é pão, como quase todos os dias. Sempre comi com requeijão, cream cheese, creme de ricota e variações. Comecei a prestar mais atenção nos rótulos desses produtos e fiquei incomodada. Para piorar, o preço desses produtos está absurdo! Fui atrás de alternativas para comer com o pão de manhã ou no lanche da tarde e a primeira opção testada foi homus, aquela pasta de grão-de-bico.

É uma delícia, mas dá um certo trabalho e o sabor não é tão neutro como o requeijão. Acaba enjoando com o tempo. Deixei o homus para ocasiões especiais e continuei atrás de algo para o dia a dia. Encontrei a solução no Panelaterapia: uma receita fácil de queijo cottage. É tão fácil que não tinha como dar certo, pensei…mas ficou ótimo! Faço pelo menos uma vez por semana e nunca mais paguei R$ 7 em um potinho de cream cheese :). A receita é simples. Coloque um litro de leite para ferver. Até hoje só fiz com leite integral, não sei o resultado com outros tipos. Quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente vinagre branco aos poucos. Coloque uma colher de cada vez e misture. Depois de algumas colheres (pra mim 4 já funcionam, mas alguns tipos de leite precisam de mais), a parte sólida vai se separar do líquido.

IMG_3946

Não pense que estragou, é assim mesmo! Deixe a panela quieta por uns 15 minutos. Depois, pode misturar sal. E aí é só colocar na peneira para tirar a água. Eu gosto de temperar o queijo cottage com orégano e um pouco de azeite. Guardo em um pote com tampa na geladeira. Olha que delícia:

IMG_3950

O queijo cottage caseiro é leve e tem sabor neutro, então você pode temperar com qualquer coisa. E a melhor parte é saber exatamente o que você está comendo, sem ingredientes com nomes complicados :). Ah, fiz com leite de caixa e de saquinho e o resultado foi o mesmo. Na próxima vez vou pesar o queijo cottage pronto para comparar o custo com um pote de requeijão e ver quem ganha.

Aproveitem a dica!

Beijos!

 

2 comments on “Queijo cottage fácil em casa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *