Pipoca é o meu vício, meu lanche preferido. Como praticamente todos os dias, mas tive que adaptar a receita para evitar exageros. Há alguns anos cortei de vez a pipoca de pacote. Perdi o costume, hoje em dia mal consigo comer quando outra pessoa faz.

Passei para a pipoca tradicional de panela, usando uma pipoqueira. Mas a preguiça de lavar as panelas logo me fez correr atrás de outra estratégia. Descobri que o micro-ondas consegue fazer uma pipoca ótima com menos sujeira. Em uma vasilha de vidro (apropriada para micro-ondas) coloco o milho e um fio de óleo. Cubro com a tampa do micro ou filme plástico e coloco por 3 minutos e 30 segundos, geralmente. Fico de olho e desligo se parar de estourar antes. Depois coloco sal e o lanche está pronto!

Por muito tempo fiz essa receita, masss as coisas mudaram com a chegada dos 30 anos. Nos últimos exames, meu colesterol entrou na categoria “ok” e bateu aquela culpa. Não queria largar a pipoca, então eliminei de vez o fio de óleo. Troquei por uma colher de água, que também funciona muito bem. É claro que o gosto não é o mesmo, mas tudo é uma questão de costume. Da mesma forma que um dia eu amei aquela pipoca cheia de gordura do pacote, hoje não consigo comer. Então vamos nos acostumar à pipoca de água, gente!

Mas ainda faltava resolver um problema. Meu vício é por pipoca salgada comum, mas às vezes dá aquela vontade de comer a doce. Aí é um terror: minhas receitas preferidas misturam basicamente óleo, açúcar e chocolate em pó. Sem chance.

Deixei de preconceito e resolvi tentar uma receita de pipoca doce da Bela Gil. Não é que deu certo? Achei meio hippie usar óleo de coco para pipoca, mas preciso confessar que ficou mára! Amo rapadura, mas não tenho o costume de usar. Aqui em casa sempre tem melado de cana, então fiz uma substituição.  Olha que delícia:

pipoca-doce-de-coco

 

Ingredientes:
½ xícara de milho de pipoca
1 colher de sopa de óleo de coco
4 colheres de sopa de rapadura ralada (usei a mesma quantidade de melado de cana)
4 colheres de sopa de coco ralado

Modo de preparo:
Coloque o milho para estourar. Aproveite para fazer o teste da água no microondas. Em outra panela, coloque um pouco de óleo de coco, em seguida a rapadura (ou melado) e deixe derreter. Coloque o coco ralado e espere dourar. Quando ficar no ponto, jogue em cima da pipoca e misture.

Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *