Oi, gente!

Depois daquele post comparando a Dolce Gusto com a Nespresso, uma amiga chamou minha atenção para um ponto importante dessas cafeteiras: o que fazer com as cápsulas? As duas máquinas realmente produzem muito lixo, se você considerar a quantidade de cafezinhos feitos em um ano. Ainda não tinha parado para pensar nisso, então fui pesquisar.

O site da Dolce Gusto informa o seguinte: “Todos os componentes das cápsulas são recicláveis. Para reciclar basta abrir a cápsula e separar o plástico, o alumínio e o orgânico”. O pó do café pode ser jogado no lixo orgânico. O plástico e o alumínio é só limpar com detergente comum, de louça mesmo, e esperar secar para colocar no lixo. Como lembrou a Gabriela, não vale gastar muita água nessa etapa: é uma limpeza rápida.

A Nespresso tem um sistema próprio de reciclagem. Você leva as embalagens usadas para as lojas, que funcionam como pontos de coleta. Não sabia disso, mas a partir de agora vou juntar as cápsulas até a próxima ida à loja.

Quero tentar a reutilização das cápsulas na própria máquina. Vários sites e vídeos no Youtube ensinam a encher a embalagem com pó de café e usar novamente. O café moído também pode ser usado em embalagens “permanentes” vendidas no Mercado Livre. Vou deixar um exemplo de cápsula recarregável para vocês conhecerem, mas nunca usei. Ela tem tampa de silicone e um filtro de aço inoxidável. Os vendedores prometem uso por, no mínimo, 50 vezes. O valor é mais alto que o produto descartável, mas compensa se você usa bastante.

O ponto negativo dessas opções é o mesmo, na minha opinião: o sabor do café. A graça de ter uma dessas máquinas é justamente tomar uma bebida mais especial, diferente do café comum a que estamos acostumados. Mas ainda quero fazer o teste!

Uma alternativa ótima para quem tem crianças em casa (ou não) é usar as embalagens em brincadeiras e artesanatos. Encontrei duas ideias que ficaram lindas: usar as cápsulas como vasinho para suculentas e para decorar as luzes da árvore de natal.

como-reciclar-capsula-nespresso-dolce-gusto

como-reciclar-capsula-nespresso-dolce-gusto

 

E vocês, o que fazem com as cápsulas usadas em casa? Preciso de dica!

Beijos!

 

24 comments on “O que fazer com cápsulas de café usadas?”

  1. Oi Elisa, já sabia da coleta da Nespresso! Assim, junto todas as capsulas que consumimos e depósito nos pontos de coleta da própria Nespresso!!! Como muitas vezes demoro um pouquinho para retornar à loja e o café é um produto perecível, mantenho as cápsulas utilizadas em um recipiente exclusivo na geladeira.

  2. Você já está utilizando as capsulas de Nesspresso??Se não… gostaria de saber se vc disponibilizaria as mesmas para mim…. sou artesã e uso bastante…. inclusive fui convidada para dar uma oficina num festival do café em Santos, cidade onde moro….
    Não sei em que cidade vc mora, mas posso arcar com os custos do envio….

  3. Eu estou juntando a um tempão, pensei até mesmo em mini horta…. mas amei essa composição com as plantinhas …. acho q vou tentar elas … mas gostaria de mais ideias ! 😄 E tb se alguém quiser, eu disponibilizo !

  4. Sou de Porto Alegre RGS trabalho com crianças e jovens adolescentes, vou iniciar trabalhos com estes potinhos, se alguém puder me fornecer o material para reciclável ficarei muito feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *