Tenho visto muitas receitas de multiuso caseiro e resolvi fazer um teste. Esse é aquele famoso produto que serve para quase tudo: limpa bancadas, pia, objetos de decoração, e até quebra um ganho com espelhos. Encontrei várias receitas diferentes e adaptei do meu jeito. Os ingredientes são muito simples.

multiuso-caseiro

Comprei um borrifador por capacidade para 750ml. Você pode usar alguma embalagem vazia que já tenha em casa, mas eu estava sem nada. Enchi de água até a metade, coloquei uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, duas colheres de detergente (usei o caseiro que fiz da outra vez), quatro de vinagre branco e o suco do limão. Acrescentei ainda algumas raspinhas do limão para reforçar o cheiro. Completei com água até encher o borrifador.

Testei em lugares diferentes para ver o resultado. Até agora, deu certo em: pia do banheiro, espelho, superfície de MDF, porcelana e pia da cozinha. Mal dá para perceber o cheiro do vinagre, ele some rapidinho. Na próxima vou tentar usar algum óleo com essência para ver se o multiuso vai deixar as coisas perfumadas.

Encontrei gente que usa mais vinagre, não coloca o detergente ou usa ingredientes especiais para produtos de limpeza. Você pode adaptar as quantidades até chegar na receita que mais te agrade. Essa está funcionando bem para mim! Espero que dê certo na casa de vocês.

PS: Já li que o multiuso caseiro é bom para evitar alergias em gatos e cachorros, porque eles vivem em contato com o chão e outros locais que costumam receber produtos fortes.

Beijos!

2 comments on “Multiuso caseiro”

  1. Elisa, acho que se for pra usar em mármore ou granito não pode ter o limão, pq ele vai corroendo com o tempo.

    • É verdade, Bruna! Hoje em dia mudei a receita e uso no granito só sabão de coco diluído em água. Fiz a correção no post 🙂 Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *