Desde o início do planejamento dos móveis da casa, meus objetivo principal era ter ambientes claros, tranquilos e com poucas coisas. Não me sinto bem em lugares cheios, com muitos armários e enfeites pela casa. Preferi seguir uma decoração minimalista, apesar de não levar ao pé da letra os conceitos desse estilo de vida. Se você ainda não conhece a minha casa, mostrei em vídeo a sala e a cozinha.

A principal vantagem de uma casa com decoração minimalista, para mim, é: fácil de limpar e organizar, fora o aspecto visual, que eu amo. Um dia desses recebi a notícia de que alguns amigos chegariam em exatos 5 minutos. Eu não tinha nada planejado e bateu aquele pânico. Corri para devolver tudo que estava fora no lugar enquanto o marido passava o aspirador e JURO que em 5 minutos estava tudo apresentável e ainda tinha um potinho de azeitonas para receber as visitas (na véspera do mercado só tem isso na geladeira…hahaha). Nesse dia percebi que atingi meu objetivo de ter uma casa fácil de gerenciar, que dificilmente vai sair do meu controle em termos de bagunça. Confie em mim, você não precisa de tantos móveis e peças decorativas para ser feliz 🙂

Agora vamos às ideias de decoração minimalista que adotei lá em casa. Priorizei o branco, algumas variações de bege, cinza e madeira. Só isso já deixou o apartamento muito mais leve. Na escolha dos móveis, optei por comprar o básico: sofá, mesa de jantar, cama e rack. Não temos mesinhas de canto nem de centro, tapetes ou estantes. Gosto dos espaços vazios e, principalmente, da facilidade em arrumar tudo. Ainda quero ter um móvel tipo buffet na sala porque sonho com um barzinho e um espaço do café <3 Mas é luxo, estamos indo super bem sem o buffet por enquanto.

Seguindo o minimalismo na decoração, substituí abajur e luminária de chão por pendentes na sala e no quarto. Eles ocupam zero espaço no chão e são muito funcionais. Aliás, torço o nariz para objetos que não têm “função” lá em casa. Tenho alguns itens de decoração, como porta-retratos e algumas caixas decorativas, mas só! Confesso que estou com vontade de colocar um pouco mais de cor na sala, mas só nos quadros que pretendo colocar na prateleira da sala.

O Leo Babauta, autor de livros sobre minimalismo e do blog Zen Habits, dá algumas dicas para aplicar o minimalismo na decoração de casa:

Um cômodo de cada vez
É difícil planejar tudo de uma vez quando não se é especialista no assunto. Eu, por exemplo, me mudei há meses e ainda não consegui terminar todos os cantos da casa. A ideia é focar em um quarto de cada vez para conseguir um ambiente calmo e sem tralhas.

Mantenha as superfícies livres
Evite ao máximo colocar objetos em superfícies, como estantes, bancadas e mesas. Tente usar apenas um ou dois itens de decoração, em vez de encher de porta-retratos, vasos de flor, entre outros itens. Isso facilita demais a limpeza e tira aquela impressão de casa cheia, sabe?

Deixe os objetos fora de vista
Depois de destralhar o cômodo e tirar tudo o que for lixo ou doação, encontre um lugar para cada objeto que permanecer na sua casa. Você pode guardar no armário ou em gavetas, mas tente não deixar nada à vista. Se você usa estantes abertas para livros e CDs, reduza ao máximo os objetos de decoração expostos nelas.

Cores
Você pode usar pontos de cor no cômodo, mas o ideal é deixar a maior parte dele em cores que não chamem tanta atenção. O branco é o clássico do minimalismo, mas hoje existem mil opções de beges e outras cores tranquilas. Use cores sólidas nos móveis e no acabamento do chão, de preferência. Estampas muito elaboradas podem poluir a decoração.

Separei fotos de casas que me inspiram pela luminosidade, organização e tranquilidade dos ambientes! Vou começar com a casa da Jenny Mustard, que eu acompanho no Youtube. Ela tem pouquíssimas coisas e um estilo super diferente!

jennymustardgettingorganised2c jennymustardminimalistwardrobetour4 jennymustardunit2c-e1473240070844

E mais algumas fotos de ambientes com decoração minimalista para inspirar <3

7ab66f870f48c001132802274799d4fb b350cb95d26fc50ade46c94117b4b5da

minimalismoFonte

 

Beijos!

2 comments on “Minimalismo e decoração da casa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *