A etapa de iluminação da casa nova avançou muito esta semana e em poucos dias teremos lâmpadas e tomadas nos lugares certos! Estamos planejando o apartamento sem ajuda profissional, então cada fase tem sido um novo desafio. Quebrei a cabeça com a escolha da iluminação, mas acho que o resultado vai ficar ótimo :). Claro que o ideal é contratar um arquiteto ou designer de interiores para te orientar, mas nós tivemos que simplificar as coisas e reduzir custos.

De início, eu já sabia que usaria lâmpadas de LED na casa toda para economizar energia. Hoje em dia você encontra vários modelos de LED nas lojas, então não tem desculpa para continuar usando lâmpadas comuns. Pesquisei infinitos tipos, potências e tonalidades diferentes até chegar a uma conclusão!

O gesso do apê não é muito profundo, por isso ficamos um pouco limitados na hora de escolher as luminárias. Optei por spots com lâmpada dicróica e luminárias embutidas de LED. Vamos variar nas tonalidades de acordo com o cômodo. A luminária embutida é ótima para quem tem esse problema de gesso raso porque ela tem apenas 2cm de profundidade. E a própria luminária já é a lâmpada, não precisa de mais nada. Vou colocar uma foto para ilustrar melhor:

spot_de_embutir_led_quadrado_aco_branco_10w_110v_88432855_0001.jpg_600x600

Esses quadrados vão funcionar como iluminação principal na cozinha, banheiros e suíte. Vou complementar com spots comuns nos pontos que precisam só de uma iluminação mais leve ou decorativa. Compramos um modelo quadrado simples, mas as opções são infinitas! Tem redondo, cromado, duplo, triplo, e por aí vai. A casa vai seguir uma linha beeem relax e clean, então ficamos com um spot como esse da foto:

spot_de_embutir_quadrado_aco_branco_50w_110v_88598993_0001.jpg_600x600

Se você não tiver o problema do gesso raso, pode usar os modelos de spot com soquete de tamanho comum, que recebem lâmpadas de LED tipo “bolinha”, arredondadas na ponta. Pelo que pesquisei, o preço é bem melhor. Elas são assim:

lampada_led_bulbo_branca_7w_220v_89075000_0001.jpg_600x600

Teremos só duas ou três luminárias diferentes (tenho que decidir até sábado!). Comprei um pendente bronze LINDO para colocar de um lado da cama. Isso mesmo, só de um lado :). Penso em um resultado mais ou menos assim:

iluminação-para-apartamento-pequeno

Começo a espirrar só de pensar nessa cama colada no chão! hahahaha Fora isso, a decoração do quarto deve seguir uma linha parecida.

O segundo pendente vai na mesa de jantar, mas ainda não foi escolhido. O terceiro está totalmente em aberto, veremos! Semana que vem deve ficar tudo pronto e quero tirar várias fotos para postar aqui. Quero que essa obra acabe logo, torçam por mim 🙂

Beijos!

2 comments on “Iluminação para apartamento pequeno”

  1. Elisa, você até que é decidida. Nós ainda não conseguimos decidir sobre os pendentes da sala e do nosso quarto! É difícil demais!! rsrs…você chegou a ir em outro lugar fora a quadra das elétricas?

    • Lu, encontrei o pendente que eu queria na AC Coelho e o preço estava melhor que na rua das elétricas! Na Só Reparos também vi alguns modelos. Mas é difícil mesmo, já andei toda a 109 Sul mil vezes…hahahah

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *