Essa semana participei do desafio #limpezaconsciente e troquei todos os meus produtos de limpeza por misturinhas caseiras. A ideia foi proposta pela Renata e pela Dani, do site Donas de Casa Anônimas, que dão várias dicas sobre o assunto.

Vou falar que foi realmente um desafio para mim! Eu já usava alguns truques, como o vinagre no lugar do amaciante, mas nunca tinha feito essas receitas. Algumas não deram tão certo, então separei as melhores para indicar para vocês. Aqui no blog estão as receitas completas dos meus quatro produtos caseiros preferidos para limpar a casa e no vídeo conto a minha experiência com cada um, além de mostrar os dias de faxina aqui em casa.

Lembrando que o vinagre usado em todas as receitas foi o transparente de álcool. Se você usar vinagre colorido, ele pode manchar. E o óleo essencial que usei foi o de limão siciliano, que tem ação desinfetante e um cheiro maravilhoso!.

Multiuso e Limpa vidros:

250ml de água
250ml de vinagre branco
gotas de óleos essenciais de sua preferência

Mistura para armários de MDF e granitos:

25g de sabão de coco ralado
400ml de água quente
gotas de óleos essenciais de sua preferência

Misture a água quente com o sabão e espere dissolver tudo

Sabão líquido para lavar roupas

Rale 40g de sabão de coco e acrescente 1 litro de água quente para dissolver. Adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe descansar por uma hora. Em seguida, acrescente 1 litro de água morna e gotas do óleo essencial (ou amaciante). Coloque mais 1 litro de água e passe na peneira para tirar qualquer pedaço de sabão que não tenha dissolvido.

Desinfetante de banheiro

2 copos de água
2 colheres de sopa de vinagre
gotas de detergente neutro
gotas de óleos essenciais

Beijos!

 

 

14 comments on “Faxina com produtos naturais”

  1. Boas dicas! Eu sempre estou atenta para usar o mínimo possível de produtos industrializados, principalmente porque tenho animais de estimação e não é bom pra saúde deles.
    Adorei o seu blog e todas as dicas. Eu também produzo conteúdo pra para ter uma vida mais prática, meu blog é o Recebendo Visitas ( http://www.recebendovisitas.com) se puder passa lá.
    Beijos Elisa!

  2. Nunca misture água sanitária com vinagre, para fazer a limpeza principalmente para limpeza do banheiro que é um lugar fechado, é muito tóxico e o cheiro é fortíssimo!

  3. Oi Elisa, adorei as dicas dos produtos naturais.
    Quero fazer, mas estou com dúvidas:
    1-a quantidade de gotas que vc coloca em todos os produtos é até ficar com cheiro forte? nunca comprei esses óleos e não sei se tem que colocar pouco ou muito.
    2-para desinfetante, a medida de copo seria uns 300mL? e a quantidade de gotas de detergente, como vc dosou? até dar espuminha?
    3-o último litro de água é em temperatura ambiente? quente ou morna?
    Um beijo e adoro suas dicas! =)

    • Priscila, desculpe a demora! Não tinha checado o filtro de spam e seu comentário estava lá… espero que minhas respostas ainda ajudem!
      Coloquei de 10 a 15 gotas do óleo em cada borrifador. Na hora, não dá pra sentir um cheiro muito forte na garrafa. Mas quando você for usando, vai sentir que o cheiro fica bem presente nas superfícies onde você aplicar o produto. Sobre a medida do copo, me guio por aquele copo tipo de requeijão, que tem 250ml. Pode dar umas 3 “apertadas” de detergente na mistura. Não vai fazer muita espuma, mas é o suficiente para limpar bem. E o último litro é em temperatura ambiente mesmo. Espero que você goste dos produtos! 🙂 Beijos

      • vai ajudar sim. esperei para fazer nas férias agora no final de agosto. só não achei as quantidades de água, vinagre e limão para limpar o microondas. =/
        beijos.

    • Priscila, seu comentário anterior tinha sido bloqueado pelo filtro de spam por engano :/ Acabei de liberar e vou responder por lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *