Organizar a casa é uma tarefa que pode ser prazerosa ou virar motivo de discussão em família. É um trabalho constante e sem fim, mas nem por isso precisa virar um peso na nossa vida. Fiz uma lista com as principais dificuldades enfrentadas por quem quer organizar a casa. Acho que você vai se identificar com pelo menos uma delas:

1.Falta de tempo
2.Acabo de arrumar uma coisa e já aparece outra
3.Faço todas as tarefas sozinha/sozinho
4.Tenho pouco espaço e muitos objetos
5.Cobrança (minha e dos outros) por uma casa sempre arrumada

Quantos desses dilemas você enfrenta na organização da sua casa? Eu sofro mais com a falta de tempo e a cobrança (exijo demais de mim mesma). Pelo que converso com vocês nas directs do instagram (me segue por lá: @elisalangsch), essas cinco dificuldades são comuns para a maioria das pessoas.

Ontem fizemos uma live no Youtube falando um pouco sobre essas dificuldades e a maneira que eu encontrei para simplificar a rotina de organização da casa. Vou colocar o vídeo na íntegra para você conferir, e logo depois tem um resumo das minhas ideias para ajudar nos cuidados com a casa.

1.Uma organização planejada e definitiva vai facilitar o seu dia a dia. O trabalho de uma personal organizer é maravilhoso (recomendo!), mas você também pode se aprofundar no assunto e planejar uma organização inteligente e funcional. Não adianta esconder a bagunça ou entupir os armários de objetos que você não usa mais. Fazer um destralhe consciente daquelas peças que estão esquecidas é fundamental. Quando cada objeto tiver a sua “casinha” dentro da sua casa, vai ser muito mais fácil arrumar tudo.

2.Estabeleça as suas prioridades. A casa é sua prioridade no momento, ou você precisa investir mais tempo no trabalho? Eu estou exatamente nessa fase: quero dedicar mais horas ao trabalho e ao Youtube/Instagram, então decidi gastar menos horas com a casa semanalmente. Não quer dizer que vou viver na bagunça, mas as expectativas serão outras. Sei que a casa não ficará 100% arrumada, mas não vou enlouquecer por isso. Eu e meu marido temos pouco tempo durante a semana, então optamos por fazer as tarefas aos finais de semana. Significa que de segunda a sexta vai ter um sapato na sala, uma casaco no sofá, etc. Coisas da vida! Sugiro esse exercício simples para definir suas prioridades.

3.Manere nas cobranças. Nos cobramos MUITO em todas as áreas da vida, e com a organização da casa não é diferente. Sei que minha prioridade não é ter uma casa de revista, então não me cobro mais para ter tudo perfeito. De novo: ninguém aqui vai viver no caos, é só uma mudança de consciência para aceitar uma louça acumulada sem culpa.

4.Não se prenda a regras, dobras, organizadores e produtos caros que você vê na internet. Sua organização não precisa de nada disso para funcionar. Uso vários organizadores e adoro o resultado deles, mas eles são só acessórios da minha organização. O essencial fica por sua conta!

Você tem mais alguma dificuldade na organização da casa além dessas? Me conta aqui qual é!

Beijos!

3 comments on “Dificuldades na organização da casa”

  1. Elisa, amo seus vídeos, mas estou dando um tempo do YouTube porque começo assistindo a um vídeo e fico horas vendo os outros sugeridos. Então, estou gostando de você escrevendo mais no blog, bom que envia no meu e-mail, eu leio e acabou haha.
    Abraços e obrigada pelas dicas.

  2. Tô adoranado te ver aqui no Blog, Elisa! Vejo sempre seus vídeos (é um dos poucos canais que acompanho) e sei que a linguagem do Youtube é mais rápida, prática e abrange muito mais gente, mas confesso ser mais uma pessoa de blogs, deve ser a idade, será? Não sei, rs.
    Suas dicas são muito valiosas. Eu confesso que não me preocupava tanto com essa questão de organização, mesmo já tendo morado em república na época da faculdade, mesmo sempre ajudando minha mãe com as coisas da casa, eu nunca me liguei realmente nisso. Mas aí me casei, né? haha e me vi perdida em conseguir organizar meu tempo entre trabalhar e cuidar da casa (obviamente não cuido sozinha, divido as tarefas com meu esposo, mas ele também trabalha o dia inteiro, então somos dois perdidos no tempo). Ah, claro, ainda tem os momentos necessários de lazer… enfim, fiquei perdidinha mesmo. Daí fui aprendendo que , primeiro, eu nunca ia conseguir dar conta de tudo e OK, sem drama por isso, sem cobranças, como vc falou. Segundo, pra eu conseguir dar conta do maior número de coisas possíveis, eu precisaria manter meu dia a dia organizado, e foi aí que entrei nesse maravilhoso mundo da organização, rs. Suas dicas têm sido de grande ajuda nesse processo todo. Obrigada!
    Um abração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *