Quem nunca perdeu algumas horas de sono vendo todo o feed do Instagram antes de dormir? Ou correu para o Facebook antes mesmo de arrumar a cama ao acordar? Sou culpada de todos esses pecadinhos tecnológicos. A internet faz parte da minha vida desde muito cedo e aprendi que dá para tirar muitas coisas boas do mundo virtual. Mas também dá para perder bastante tempo e gastar energia com bobagens!

Esse ano transformei o uso que faço das redes sociais. Fiz uma espécie de detox! Cansei de acompanhar detalhes da rotina de pessoas com quem eu mal converso e fui atrás do que realmente me interessava. O Facebook tem uma opção salvadora: você pode deixar de seguir as postagens de uma pessoa sem desfazer a amizade. Olha que maravilha!

detox-redes-sociais

Passei a usar melhor uma ferramenta incrível do FB, os grupos. Há comunidades de todos os assuntos, então você consegue “montar” um feed só sobre temas que te interessam. Menos fotos das férias de desconhecidos, mais artigos que podem acrescentar algo positivo na sua vida. Sério, depois que eu fiz isso percebi o impacto que o conteúdo das redes sociais tem no meu dia. Uma bobagem é capaz de detonar as minhas energias ou tirar a minha concentração.

Com o Facebook “otimizado”, faltava resolver a questão do Instagram. Seguir blogueiras famosas perdeu o sentido nessa minha fase de desapego. Assuntos repetidos, propagandas em excesso e discussões chatas nos comentários me fizeram ver que aquilo não estava funcionando pra mim. Foi aí que encontrei o maravilhoso blog A parede indecisa e me veio a inspiração de mudar.

Li um post da Gabriela sobre perfis inspiradores para seguir no Instagram. Aquelas imagens lindas me mostraram que essa rede social vai muito além das “comprinhas” e dicas de maquiagem. Eu estava tão acostumada a seguir o mesmo tipo de pessoas, que não me dei conta do que estava além. Na hora tive a ideia de fazer um detox completo das redes sociais!

Cortei pela metade os perfis que sigo no Instagram para manter o que eu realmente gosto de ver: fotos de amigos e familiares, imagens criativas, perfis sobre organização e motivacionais. Resolvido! É claro que as blogueiras preferidas continuam por lá. Tirei as da “ostentação” e deixei aquelas que mostram coisas do dia a dia, tipo a @beca_brait e a @chatadegalocha, que eu adoro 🙂 E agora vou atrás de perfis novos, com imagens que me inspirem.

Para completar o detox, me descadastrei de várias listas de publicidade que chegavam diariamente por e-mail. Eu sempre deletei tudo de uma vez, mas entendi que não sou obrigada a lidar com um volume tão grande de propaganda. Saí de tudo o que não me interessava mais e a minha organização matinal da caixa de entrada ficou bem mais tranquila.

Um detox é bom em todas as áreas da vida, mas esse das redes sociais é genial! Nos acostumamos a usá-las do jeito de sempre e quase nunca paramos para pensar no mal que isso pode nos fazer. Repense suas redes, quem você segue, o que você vê. Troque discussões bobas nos comentários por textos que te ajudem a vencer o dia. É muito libertador 🙂

Vou deixar duas dicas de perfis legais para quem quiser fazer um detox no Instagram:

@flaviamelissa: Ela sempre posta mensagens positivas e faz o Desafio da Gratidão.
@gabrielabrasilorganiza: Dicas práticas de organização.

Me conte aqui nos comentários como você administra suas redes sociais!

Beijos!

2 comments on “Detox das redes sociais”

  1. Adorei essa ideia, que coloquei em pratica antes mesmo de terminar de ler a postagens. Incrível como isso faz uma mudança danada na vida da gente. Abraço

    • Que bom que você gostou, Alessandra! Esses dias saí de um grupo de Whatsapp que só tinha confusão e foi a melhor coisa que fiz…hahahah Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *