Há alguns anos, descobri uma maneira de economizar mais de R$ 500 por ano com uma mudança simples: parei de pagar tarifas em todas as minhas contas bancárias. Essa possibilidade não é divulgada, muito menos oferecida ao cliente na hora do atendimento. Mas ela existe e já me rendeu uma bela economia!

Hoje existem dois modelos de contas gratuitas: a conta de serviços essenciais e a conta digital. A escolha vai depender do seu perfil. Eu não tenho costume de ir ao banco e prefiro fazer tudo pela internet. Me dou bem com a conta digital para usar no dia a dia, mas também tenho a de serviços essenciais. O legal é que você não precisar abrir uma conta nova, basta ir ao banco e pedir a alteração.

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor tem uma cartilha com dicas ótimas sobre tarifas bancárias. Também separei para vocês uma matéria da revista do Idec sobre a conta digital com muita informação útil!

Postei um vídeo com mais detalhes sobre essas duas opções de conta e as vantagens de cada uma:

Se quiser se aprofundar no assunto e conhecer seus direitos, consulte a resolução do Banco Central que trata da cobrança de tarifas.

Beijos!

4 comments on “Conta bancária grátis? Existe sim!”

  1. Olá, fui à algum tempo na agência do meu banco e nem o gerente sabia ou não queria me dizer nada sobre nenhuma dessas contas. Acabei fazendo uma conta universitária, que paga tarifa mas é bem menor a que eu estava pagando.
    Obrigada pelas dicas, conheci seu blog hoje e estou amando!
    Beijos

    • Oi Cleany! Olha, recebi vários comentários relatando esse mesmo problema: o pessoal da agência “não sabe” nada sobre essas contas. A conta de serviços essenciais existe desde 2010, acho quase impossível eles não terem informação sobre o assunto. Pra mim, isso é estratégia do banco mesmo :/ Mas que bom que você conseguiu reduzir as taxas, isso é o mais importante! Beijos

  2. Dá para receber salário em conta eletrônica? É que minha conta corrente no Bradesco foi aberta para receber meu salário, então não sei se dá para transformar em conta eletrônica.

    • Madalena, eu acredito que não tenha nenhum problema! No meu caso, recebo pela conta de serviços básicos e dá certo. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *