Desde o início da reforma, eu sabia que usaria um granito claro nas bancadas da cozinha. Pesquisando as opções, logo entendi que as pedras brancas e beges são as que mais mancham. Qualquer gotinha de água ou gordura já escurece o granito. As manchas de água até secam, mas, com o tempo, vão tomando conta da pedra.

Resolvi encomendar as bancadas na cor branco siena, que tem preço acessível e uma cor linda, na minha opinião. Falei um pouco aqui sobre a escolha do granito. Mas e a impermeabilização? É possível contratar uma empresa para fazer o serviço, mas eu preferi fazer por conta própria. Hoje vou contar para vocês o passo a passo desse processo super simples de como impermeabilizar granito!

Existem vários produtos no mercado. Na Leroy Merlin encontrei três, de preços variados. Escolhi o Bloccare, que custou R$ 50. Não conhecia a marca, mas achei as instruções fáceis de seguir e arrisquei. Você vai aplicar o líquido com um rolo de espuma, então aproveitei para comprar um (R$ 5).

Limpei bem a bancada com água e detergente neutro. Passei um pano e, para ter certeza de que ficaria bem seco, esperei algumas horas. Aí é só começar a passar o produto! O líquido é bem ralo e quase transparente, então eu jogava um pouco na bancada e ia espalhando com o rolo.

Passei por toda a pedra, inclusive no “espelho” e nos acabamentos. Deixei secar por 5 minutos e passei um pano úmido para tirar o excesso, como explica a embalagem. Se sobrar algum restinho de produto na pedra, dá para tirar com esponja ou palha de aço. Lá não dizia nada, mas preferi esperar algumas horas antes de voltar a usar a bancada.

O resultado foi ótimo! Antes, qualquer gotinha ficava marcada na bancada. Agora você vê a água lá, parada, sem conseguir entrar no granito. Ainda me preocupo em deixar tudo seco, especialmente as áreas mais molhadas, como a torneira e o lugar do detergente. Não sei qual o nível de proteção desse produto, então não custa prevenir.

Não usei nem um quarto da embalagem, quem vem com 750ml. Deu pra ver que ele rende bastante. Vou guardar o Bloccare por alguns meses para dar outra demão mais pra frente, se eu sentir que precisa.

A minha aventura para impermeabilizar granito por conta própria deu super certo e custou pouco. O processo é muito fácil, pode tentar sem medo!

Algumas fotos do produto e do granito já pronto. Ainda estamos sem armários na cozinha, por isso a bancada ainda está essa confusão.

como impermeabilizar granito como impermeabilizar granito como impermeabilizar granito como impermeabilizar granito como impermeabilizar granito

Ah, e esse é o procedimento para granito polido? Para o bruto, é melhor ler as instruções do seu produto.

Beijos!

10 comments on “Como impermeabilizar granito”

  1. Adorei a dica, vou aplicar lá em casa.Tenho o granito branco itaúnas na bancada do banheiro, soleiras, peitoris e na escada.
    As pedras expostas à chuva ficaram com algumas manchas de ferrugem, pois esta pedra tem ferro em sua composição. Vou aplicar para impedir novas manchas.

  2. Olá!

    Comprei esse produto hj. Quando minha bancada chegar, farei logo essa impermeabilização.
    Continua tudo certinho na sua bancada após a aplicação do produto?

    • Oi Rafa! Continua sim, o produto tem durado bem na pedra! Vou esperar até o fim do ano para aplicar novamente e conto aqui como vai ficar. Beijos!

      • Olha, esse post era simplesmente tudo que eu precisava ler. Tb estou na mesma situação que vc já se encontrou um dia: querer bancada branca, mas e o $$$$ 😂. Então tb vou ficar com o Siena, especialmente pq o cinza está em alta tb né?! Mas nós responde, por favor, vc ainda compraria? Já tem alguma mancha?

        • Fabielle, a bancada continua como nova! Tomo bastante cuidado com a água, e até agora não vi nenhuma mancha. Compraria novamente sim 🙂 Beijos!

  3. Bom dia e parabéns pelo excelente trabalho. Como retirar manchas de agua no granito branco itaunas? Existe alguma maneira?

  4. Que máximo esse produto. Meu granito é chocolate, não vejo as manchas de água, mas sei que fica úmido e o armário fica com cheiro de umidade. Vou comprar o produto e aplicar, adorei. Muito obrigada por compartilhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *