Esses dias mostrei lá no canal como fazer panquecas para café da manhã e usei um pedaço de fava de baunilha na receita. Ganhei duas favas da minha mãe e estava louca para testar. Aproveitei para inaugurar uma delas nas panquecas e nos comentários sugeriram que eu fizesse uma essência caseira.

Fui pesquisar o passo a passo e, para a minha surpresa, é super simples! O mais difícil aqui vai ser conseguir as favas, mas já vi que elas são vendidas no Mercado Livre. Se na sua cidade tiver um “mercadão” ou loja de alimentos importados, tente encontrar a fava por lá.

Com as favas em mão, separei um pote de vidro e fui atrás de uma garrafa de vodka. É só isso! Segue o passo a passo de como fazer extrato de baunilha:

como fazer extrato de baunilha

Com uma faca, eu parti as favas ao meio e raspei as sementinhas. Você pode usar as sementes para fazer outra receita e aproveitar só as cascas no extrato, mas preferi colocar tudo junto para conseguir um sabor bem pronunciado da baunilha. Coloquei tudo no potinho, enchi de vodka e fechei bem.

extrato de baunilha ess~encia de baunilha

Tirei a foto assim que terminei de fazer, por isso a vodka ainda estava transparente. No segundo dia ela já começou a pegar cor e está um caramelo lindo! Li que ela pode ser usada a partir de 2 meses, mas vai se aprimorando com o tempo. Vou deixar o meu extrato de baunilha bem quietinho por alguns meses, depois faço o teste para ver se ficou bom. Espero aguentar de curiosidade até lá!

Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *