Vocês sabem que eu adoro cozinhar, mas nem todo dia sobra tempo ou disposição para fazer algo diferente. Sempre tenho alimentos congelados para ajudar nos dias de pouca inspiração na cozinha. Comecei com o básico, congelando carnes, e fui avançado na área, testando o que dava certo com cada alimento. Hoje quero contar para vocês como congelar legumes, frutas e outros tipos de comidas.

O espaço do congelador da minha geladeira (saiba mais sobre a Electrolux modelo DW42X) é ótimo, mas não é um freezer completo, né? Então tive que me adaptar para otimizar o espaço e congelar porções que evitassem o desperdício. Ainda estou aprendendo, mas já tenho boas experiências para contar. Então vem aprender como congelar legumes e outras comidinhas!

Brócolis e couve-flor
Esses não faltam no meu freezer! Já expliquei como usar os talos e folhas do brócolis, e sempre tenho um saquinho com eles. Mas também gosto de congelar a parte nobre do brócolis, das ‘flores’ (não sei se são flores mesmo…). Limpo bem o brócolis, coloco os pedaços no vapor (no micro-ondas também funciona bem), e tiro quando ainda estão durinhos. Deixo na água fria para interromper o cozimento, seco e congelo nos saquinhos. Na hora de usar, é só tirar quantos ramos você quiser. Muitas vezes complemento meu almoço do dia com pedaços de brócolis com sal e azeite. Funciona bem para montar as marmitas que levo para o trabalho, já que os ramos já estão cozidos e é só esquentar e comer.

Gengibre
Outro vegetal que adoro, mas não consigo usar por inteiro e acabava ficando ressecado na geladeira. Hoje eu prefiro comprar um bom pedaço de gengibre, usar o necessário e congelar o restante. Corto em pedaços pequenos, descasco e congelo em um potinho. Assim, posso tirar só um pedaço para usar em sucos ou outras receitas.

Frutas
Acho que as frutas ocupam a maior parte do espaço no freezer! Amo ter frutas congeladas, especialmente porque adoro fazer sucos. Agora estamos na temporada dos morangos e já fiz meu estoque no freezer. Lavo os morangos, tiro as folhas, deixo secar bem e coloco em um tabuleiro para congelar. Depois de congelado, coloco todos juntos em um saco. Assim, evito que grudem uns nos outros. Dá para usar em sucos, geleias, caldas, bolos e outras receitas. O abacaxi também funciona muito bem congelado! Descasco, corto em pedaços menores e primeiro congelo no tabuleiro, assim como os morangos. Tenho até meus kits de suco verde, que já mostrei no Snapchat (me segue por lá; ELISALANGSCH). No mesmo saquinho, coloco duas fatias de abacaxi, um pedaço de gengibre e uma folha de couve. De manhã, é só tirar do freezer e bater com água. Café da manhã delicioso e prático! Também congelo a polpa do maracujá para fazer suco, é bem melhor que comprar pronta.

como-congelar-legumes

Hambúrguer caseiro
Faço a mistura básica de patinho moído (duas vezes, de preferência), sal, pimenta do reino e cebola em pó. Quando estou sem a cebola, uso aquelas misturas prontas para creme de cebola. Funciona muito bem, mas fica menos saudável, né? Muitas receitas incluem ovo, mas não vejo necessidade de usar. Amasso bem a carne, e uso um copo com a boca larga para cortar as rodelas certinhas. Faço pilhas de 4 hambúrgueres, colocando um plástico entre cada um para não grudar. Deixo no saquinho próprio para freezer e pronto! Na hora de usar, é só tirar quantas unidades você quiser e colocar na air fryer, frigideira ou forno. É uma mão na roda e fica muuuito mais gostoso que o hambúrguer industrializado.

Tapioca
Gosto de comprar no mercado aquela massa pronta pra fazer tapioca, mas é impossível comer o saco inteiro sozinha, e ele acaba estragando. Assim que chego do mercado, abro a embalagem e divido em porções individuais nos saquinhos de congelamento. Costumo deixar 3 colheres de sopa, o suficiente para uma crepioca ou tapioca tradicional. Essa descongela num instante, então nem precisa tirar do freezer na véspera.

Pão de fôrma
Outro item difícil de consumir a tempo em uma casa com poucas pessoas. Aquela embalagem grande do mercado acaba estragando lá em casa, por isso prefiro congelar. Divido o pão em 3 partes e coloco cada uma em um saquinho. É só tirar do freezer, esperar descongelar e consumir normalmente. Na casa da minha mãe, ela comprava vários pães, colocava direto no congelador e ia usando ao longo do mês. É uma estratégia boa para famílias com 4 pessoas ou mais!

como-congelar-legumes

Arroz branco/integral
Sempre fazemos uma quantidade boa de arroz para congelar o que sobrar. Faço normalmente, espero esfriar e distribuo nos sacos plásticos. Não temos o hábito de comer arroz todos os dias, então prefiro congelar do que desperdiçar as sobras. Fora que ajuda muito naquelas horas de fome+preguiça. É só tirar um saquinho de arroz, um de brócolis, colocar um hambúrguer na air fryer, e o almoço está pronto! Só vai sujar um prato 🙂

Carnes
Essa é clássica, né? Gosto de comprar sassami de frango e alguns bifes e congelar individualmente no saquinho. Consumimos mais carne de porco que de boi, então nunca falta uma picanha suína no freezer.

Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *