Desde que nos mudamos para o apartamento novo e eu comecei a cozinhar com mais frequência, percebi como desperdiçava os alimentos. De tudo que chegava da feira, boa parte ia para o lixo: talos, folhas e cascas ficavam de fora das receitas e eram desperdiçados.

Ninguém gosta de ver o dinheiro indo pelo ralo, então passei a prestar mais atenção aos alimentos para entender como aproveitá-los ao máximo. Até agora, encontrei soluções boas para cenoura, brócolis e espinafre. Ainda sofro com as frutas, mas esse é o próximo passo! Hoje quero dividir com vocês dicas de como aproveitar folhas e talos. Todas foram testadas e aprovadas por mim, então pode confiar 🙂

Cenoura
Em vários mercadinhos orgânicos aqui da minha cidade, a cenoura é vendida com a folhagem. O vendedor costuma perguntar se você quer levar com ou sem as folhas, e um dia decidi levar tudo para aproveitar as folhas de alguma forma. O gosto da folha de cenoura é bem marcante e pensei que daria um bom tempero. Fiz o teste no caldo de frango e agora só faço assim! Geralmente compro um peito de frango inteiro, com o osso, e coloco para cozinhar na pressão coberto de água. Para o caldo não ficar sem graça, complemento esse cozido com as folhas da cenoura (que costumo guardar no freezer também), uma cebola picada e outros temperos que eu tiver no dia. Depois que o frango sai da pressão, você tem um caldo delicioso para congelar e usar em risotos ou sopas.

como-aproveitar-folhas-e-talos

Espinafre
Gosto de muitas receitas que levam as folhas do espinafre, mas sempre ficava na dúvida sobre o que fazer com os talos. Comecei a usá-los para dar um up na água do arroz. Depois de tirar as folhas, corto os talos em pedaços e coloco em uma panela com água. Deixo ferver por alguns minutos, até que a água fique verdinha. Dá para usar na hora ou congelar em saquinhos de plástico para os próximos dias. Refogo a cebola e o arroz normalmente, e uso a água do espinafre para cozinhar. Para mim, o arroz não fica com gosto e mal dá para perceber que foi cozido com a água do espinafre.

Brócolis
Você também ama um arroz de brócolis? Eu adoro e encontrei um jeitinho de fazer o brócolis render muito mais. Antes, eu picava as flores junto com um pouco do caule para fazer o arroz e descartava as folhas. Agora faço o seguinte: tiro as flores para fazer salada no pote (Aprenda a fazer aqui) ou assar no vapor para acompanhar algum prato no almoço. Junto o caule e as folhas e congelo se não for usar naquele dia. Para fazer o arroz, pico tudo bem pequeno. O gosto do caule e das folhas é exatamente o mesmo das flores, a parte “nobre” do brócolis. O arroz fica muito gostoso, nem dá para perceber que foi feito com os pedaços que muita gente joga fora.

Meu próximo passo será aprender a aproveitar cascas de frutas, que morro de dó de jogar fora. Já li algumas coisas sobre a farinha da casca do maracujá, fruta que uso muito lá em casa e só aproveito o miolo. Se vocês tiverem alguma dica para aproveitar melhor legumes e frutas, por favor, me contem aqui! Estou animada para reduzir o lixo e aproveitar melhor as minhas compras. Afinal, fazer feira não está nada barato!

Beijos!

1 comment on “Como aproveitar folhas e talos”

  1. Como você é prendada Elisa. Muitas dicas ótimas, eu também fico com do de jogar cascas. Na casa dos meus pais tem quintal e eles fazem adubo. Pesquisei um pouquinho sobre isso, mas ainda não animei fazer aqui no apartamento pois não temos varanda (o recomendado ). Mas vou fazer algumas coisas que você falou aqui e são possíveis pra mim. Mais uma vez, obrigada por compartilhar!
    Vou adorar saber mais sobre aproveitamento de alimentos.
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *