Cozinhar é uma das coisas que eu mais gosto de fazer na vida! E nada como ter bons utensílios de cozinha para fazer as minhas receitas. Meu novo objetivo é encontrar a frigideira ideal; que esquente por igual, não deixe a comida grudar e precise do mínimo de óleo para funcionar bem.

Atualmente, tenho 2 frigideiras pequenas e uma grande. Todas elas me dão trabalho, por motivos diferentes. As pequenas são muito leves e viram com facilidade no fogão, o que é um perigo. Já vi uma omelete inteira ir para o chão sem nem encostar no cabo da frigideira. Fora isso, o antiaderente não é dos melhores e quase tudo gruda.

A frigideira grande veio com revestimento cerâmico e a promessa de que nada grudaria, mesmo sem óleo. Nada feito! Quase sempre o alimento gruda no fundo. A cerâmica é bem fácil de limpar, mas não compensa o stress que é ter que colocar óleo na frigideira e ver tudo grudar. Resolvi pesquisar sobre materiais diferentes para frigideira e fiz um mini guia para ajudar a escolher a melhor!

public-domain-images-free-stock-photos-high-quality-resolution-downloads-around-the-house-18-1000x666

Teflon

Esse revestimento antiaderente é muito comum em todos os tipos de panela, especialmente na frigideira. A promessa é de que o material não deixa o alimento grudar, mesmo com o uso de pouco óleo durante o cozimento. O teflon também promete ser fácil de limpar e dar mais resistência às panelas. O teflon foi descoberto por acaso em 1938 em uma experiência de laboratório. O tal “politetrafluoroetileno” não tem utilidade só na cozinha: é usado em processos industriais, no setor aeroespacial e nas comunicações. O ponto negativo é que não dá para usar utensílios de metal nesse tipo de frigideira, ou o material pode começar a riscar. O antiaderente também não resiste à palha de aço ou ao lado mais áspero da esponja de cozinha. A fabricante recomenda nunca deixar a penal vazia no fogo aceso. Lembrando que “Teflon” é uma marca e hoje existem variações no mercado, ok?

Alumínio

É um material barato, mas tenho a impressão de que o alimento gruda muito em panelas simples de alumínio. Além disso, há controvérsias sobre a segurança no uso desse material. Estudo da USP mostrou que alimentos preparados em panelas de alumínio podem absorver metais durante o cozimento e afetar a saúde. Em testes com arroz e feijão, os pesquisadores encontraram quantidades excessivas do metal. No cozimento do arroz por 10 minutos na panela de alumínio, a concentração do metal quase dobrou. A transferência é muito parecida no caso das panelas de aço inox. No entanto, o inox também passa nutrientes importantes, como o cromo.

Cerâmica

A frigideira com revestimento de cerâmica pode ser utilizada para a preparação de alimentos que necessitam de temperaturas mais elevadas. Já o alumínio e o teflon podem ser danificados em temperaturas muito altas. Elas conservam muito bem o calor, e isso eu já reparei na minha panela da Le Creuset, feita de ferro e cerâmica. Se você for comprar a frigideira de cerâmica, escolha uma de ótima qualidade para garantir que o material utilizado na fabricação não contamine os alimentos. Esse material é super fácil de limpar. A cerâmica ainda tema vantagem de ser linda! Existem frigideiras e panelas de todos os formatos e cores, dá para montar um kit lindo!

Ferro

O uso de frigideiras ou panelas de ferro tem o benefício da liberação do mineral para os alimentos. São bem pesadas e guardam o calor por bastante tempo. Exigem cuidados especiais na limpeza e para evitar a ferrugem. Não tem a característica antiaderente, então pode ser mais difícil de usar.

 

 

Ainda não tomei uma decisão, mas estou muito tentada a comprar uma frigideira de tamanho médio, bem pesada e com um bom material antiaderente. Uma amiga me contou de uma que leva pó de diamante na composição e não gruda nada. Ela disse que o ovo frito desliza de um lado a outro da frigideira, o que me deixou muito animada! O preço é bem alto, então quero pesquisar melhor antes de comprar.

Qual você usa em casa? Quero indicações dos melhores modelos!

Beijos!

10 comments on “A frigideira ideal”

  1. Olá…procure a de Titânio, eu estava no mesmo dilema que você, e por indicação de uma amiga, comprei, menina, eu amoOoOoOoO, e foi a melhor coisa que já comprei para minha cozinha. Caso lhe interesse eu te mando o vendedor que eu comprei no Mercado Livre.

  2. Oi Elisa, tudo bem?

    Você não falou das panelas de Inox que são uma maravilha, embora grude também, mas foi a melhor aquisição que fiz em termos de panela, quanto a frigideira não vejo a hora da sua pesquisa ter um resultado, porque também ainda não encontrei uma 100 por cento. Bjs

    • Oi Jaci! Boa lembrança, ainda tem a opção do inox! Assim que eu encontrar a indicação de uma frigideira realmente boa, conto aqui. Beijos!

  3. Olá Elisa, eu uso uma que eu comprei na Polishop é a Flavorstone ela é ótima e não gruda nada, o melhor é que ela nem precisa de óleo ( eu tive que reduzir bastante o uso de óleo devido a problemas de saúde).
    Espero ter ajudado. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *